Olá Pessoal!!!...Se você curti fazer roupinhas e acessórios em crochê para a boneca Barbie e Blythe, vamos fazer juntos, lá no canal da Pink Crochê youtube.com.br/c/pinkcroche

Vamos fazer crochê?

CROCHÊ BÁSICO PARA INICIANTES

Olá Pessoal,
Gostaria de compartilhar com vocês o meu conhecimento em crochê. Não sou nenhuma especialista na arte, porém tenho algum conhecimento na área, e com certeza poderá ajudar aqueles que curtem e que gostariam de aprender. Então vamos lá?...Bom, e para aprender um pouco sobre crochê, vamos começar falando um pouco sobre: materiais, leitura dos símbolos, iniciando a 1ª laçada na agulha e pontos de crochê básicos, ok?


I- CROCHÊ PARA INICIANTES: MATERIAIS
1) AGULHAS DE CROCHÊ
Existem vários diâmetros e modelos de agulhas, cada uma é específica para um determinado tipo de trabalho. Neste post vou mostrar alguns tipos de materiais 
e numerações das agulhas para crochê.

Diferentes tipos de materiais e as numerações de
 (fonte: google imagens)
Nesta próxima ilustração, em cada agulha tem o nome de cada tipo de fio e as numerações adequadas para trabalhar com eles.
 (fonte: google imagens)
Como eu já havia mencionado, exitem vários tipos de agulhas para crochê, mas eu estou me limitando a apresentar apenas essas, pois são com elas que eu costumo trabalhar.

2) FIOS PARA CROCHÊ
Chamamos de fios todos os tipos de linhas, lãs e barbantes que utilizamos para fazer crochê. Para qualquer tipos de fios (linhas, lãs e barbantes) existem uma variada tabela de cores. Existem diferentes marcas e espessuras de fios. Veja neste próximo post exemplos de 
(fonte: google imagens)

2.1 - INDICAÇÕES
Nas embalagens, na parte de trás dos rótulos, encontramos indicações das numerações de agulhas para crochê e tricô. Fiz aqui uma pequena tabela, com essas informações.

3) AGULHA DE BORDAR
Para quem ainda não conhece, as agulhas de bordar são bem parecidas com as agulhas de costura, a diferença entre elas é que as agulhas de costura são bem finas e sua ponta é pontiaguda, chega até a furar o nosso dedo se não tivermos cuidados. Já as agulhas de bordar, elas são mais grossas e a sua ponta também é mais grossinha. 
(fonte: google imagens)


4) MATERIAIS
 
(fonte: google imagens)
Dica: É bom também ter um caderninho e uma caneta à mão para fazer suas anotações, mas isso é opcional.


II- CROCHÊ PARA INICIANTES: LEITURA DOS SÍMBOLOS E INICIANDO A PRIMEIRA LAÇADA NA AGULHA DE CROCHÊ
2.1) LEITURA DOS SÍMBOLOS EM CROCHÊ 
É super importante aprender os símbolos, nomes dos pontos e as abreviaturas utilizadas no crochê, pois desta forma conseguimos entender os gráficos e as receitas de crochê. Saibam que, os símbolos do crochê são universais, e isso nos facilita bastante na hora de interpretar uma receita.
Encontrei essa tabela de símbolo e nomeclatura de crochê em três idiomas diferentes, achei super interessante e resolvi postar aqui no blog, pois com certeza ele irá ajudar bastante na hora de traduzir alguma receita.
Fonte: Google imagens

 


2.2) INICIANDO A PRIMEIRA LAÇADA NA AGULHA DE CROCHÊ 
Toda peça em crochê tem o seu início com o ponto chamado corrente ou correntinhas. Mas para executar este ponto, vamos entender a posição das mãos e como fazer a primeira laçada na agulha de crochê, pois é a partir da primeira laçada que começamos o ponto correntinha.



III- CROCHÊ PARA INICIANTES: PONTOS DE CROCHÊ BÁSICOS
3.1) PONTOS EM CROCHÊ
E para facilitar um pouco mais esse aprendizado, preparei algumas explicações bem detalhadas para todos que queiram aprender os pontos básicos do crochê. Então vamos começar a aprender o ponto corrente ou correntinha, ele é muito simples de ser feito, porém requer muita paciência e pratica, por isso é necessário que se treine fazendo bastante correntes ou correntinhas, para depois aprender os outros pontos. O ponto corrente ou correntinha, é a base para qualquer trabalho em crochê, por isso ele é muito importante.



Depois de praticar bastante o ponto corrente ou correntinha, agora é hora de aprender o ponto baixíssimo. Se você estiver dominando bem o ponto correntinha, você não terá maiores dificuldades para fazer o ponto baixíssimo e todos os outros que estão sendo explicados na sequencia. Lembre sempre de que, para aprender crochê é necessário ter vontade, muita paciência e praticar bastante, se possível, para os iniciantes a minha dica é, pratique todos os dias e em breve você estará fazendo suas próprias peças.



Neste post, procurei trazer o início do crochê para vocês, de uma forma bem didática e lúdica, pois é assim que eu interpreto e executo o crochê. Me limitei aos pontos básicos, pois é preciso aprender bem o básico para futuramente poder executar os graus de maiores dificuldades em crochê.
Se você gostou destas explicações e sentir vontade de comentar, fique à vontade. Caso tenha alguma dúvida, também pode perguntar, o que eu souber, terei o maior prazer em responder. Espero que minhas explicações possam ajudar a todos que queiram aprender o básico do crochê. Bom crochê para todos :)

Acesse, curta e se gostar, se inscreva








IV- CROCHÊ TUNISIANO: 
Já tem um bom tempinho que venho olhando as agulhas para crochê tunisiano, mas nunca chegava a oportunidade para conhecer e me aprofundar no assunto. Agora resolvi pesquisar mais sobre o assunto e achei super legal, me empolguei e comprei algumas agulhas. Só falta arrumar um tempinho para começar a confeccionar algumas peças com essa nova técnica que vou começar a aprender. Se você que está passando por aqui, também tem interesse em aprender sobre essa técnica, quem sabe, através desse meu post, algo possa acrescentar no seu aprendizado?...Pretendo compartilhar neste espaço, a minha pesquisa, experiência e aventuras nessa nova técnica do crochê tunisiano.

4.1)-Agulhas
Nas pesquisas que tenho feito, descobri que para o crochê tunisiano, a numeração das agulhas são: nº 2.0 ; nº 2.5 ; nº 3.0 ; nº 3.5 ; nº 4.0 ; nº 4.5 ; nº 5.0 ; nº 5.5 ; nº 6.0 ; nº 6.5 e a partir do nº 7.0 elas não tem mais variações de meios, ou seja, nº 8.0 ; nº 9.0 ; nº 10 até o nº 20.
Na loja que fui, não tinha agulha com a numeração alta, por esse motivo comecei comprando as de numerações baixas: nº 2.0 ; nº 2.5 ; nº 3.0 ; nº 3.5 ; nº 4.0

4.2)- Pontos em Crochê Tunisiano
Pesquisando na net, encontrei essa imagem, com os pontos que eu acredito ser o básico do crochê tunisiano.




(Fonte: Google imagens)


4.3)- Aumento e Diminuição
(Fonte: Google imagens)
4.4)- Costura

(Fonte: Google imagens)
4.5)- Casa para botão
(Fonte: Google imagens)

Espero que essas explicações, facilitem bastante o nosso aprendizado. E bom crochê tunisiano para todos!!!


ATENÇÃO: Crédito das Imagens: As imagens das agulhas, linhas e desenhos de gráficos utilizadas nos post desta página, são fotos ilustrativas, que eu pesquisei no Google imagens. Logo, os créditos das mesmas não são meus. Caso alguém se sinta prejudicado pelo uso das imagens que estou fazendo, é só entrar em contato comigo, que eu retiro as imagens na mesma hora, se esse for o seu desejo. Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário